The Climate Reality Project Portugal convoca para a Marcha Mundial do Clima 2018!

A equipa em Portugal do The Climate Reality Project®, Europe junta-se à jornada global de ação Rise For Climate e coorganiza as três marchas mundiais pelo clima que se vão realizar em Lisboa, no Porto e em Faro a 8 de setembro, em colaboração com diversas organizações nacionais reunidas na plataforma salvaroclima.pt.

Nesse sábado juntamo-nos a milhões de pessoas em todo o mundo e associamo-nos de forma particular aos nossos colegas de Berlim e de Cabo Verde — naquela que será a 1.ª marcha mundial do clima do país, na Cidade da Praia — para marcharmos juntos pelo “clima, empregos e justiça” num poderoso manifesto à escala global que reclama o fim da era dos combustíveis fósseis e a transição — que neste momento exige-se acelerada — para uma economia de baixo carbono.

“A realidade que agora enfrentamos implora-nos a agir”, afirma Al Gore. (climaterealityproject.org)
Por isso juntamo-nos a Al Gore e aos milhares de Climate Reality Leaders da nossa organização que na estrada para a Cimeira Global de Ação Climática que se reunirá em São Francisco entre 12-14 de setembro, sairão às ruas e às praças em mais de 188 países para exigir que os nossos dirigentes apoiem as suas comunidades e passem das palavras aos atos. Consideramos que devemos resolver as alterações climáticas e que juntos vamos consegui-lo. Acreditamos que o podemos fazer e, simultaneamente, fazer crescer as nossas economias, impulsionando-as para a sustentabilidade e para a criação de novos empregos.

Defendemos que há que dar prioridade às pessoas, responsabilizando os nossos governantes perante as realidades da ciência e os princípios de justiça. Apoiamos a transição para fontes de energia renováveis, eliminando gradualmente a produção de combustíveis fósseis, cumprindo assim as metas mais ambiciosas do Acordo de Paris e assegurando que a mudança é justa para todos, em particular para os muitos trabalhadores das indústrias de combustíveis fósseis.

Partilhamos o manifesto internacional Rise For Climate porque acreditamos que “a verdadeira liderança climática nasce a partir das bases.” (riseforclimate.org) Em Portugal marchamos contra novos projetos de exploração de petróleo e de gás, nomeadamente em Aljezur e em Aljubarrota, porque entendemos que não faz sentido começar novas explorações de hidrocarbonetos quando nos comprometemos internacionalmente, no quadro do Acordo de Paris, a manter o aumento do aquecimento global em 1,5ºC através de um corte radical de emissões até 2050 — que tem de começar desde já.

Sabemos que devemos mudar. Acreditamos que podemos mudar. Resta a pergunta: vamos mudar? Defendemos que a responsabilidade coletiva se afere pela soma das decisões individuais. Por isso acreditamos que sim, acreditamos que vamos mudar. Marche connosco.

A equipa The Climate Reality Project®, Europe em Portugal

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *