Em Novembro, líderes mundiais e especialistas vão encontrar-se em Glasgow, na conferência global sobre o clima, a COP26.
Problemas globais requerem soluções globais. As decisões tomadas na COP26 vão moldar como os governos respondem (ou não) à crise climática. Vão decidir quem é sacrificado, quem escapa e quem lucra. Até agora, os governos fizeram muito pouco, demasiado tarde: são coniventes com as empresas e escondem-se atrás de falsas soluções verdes (“greenwashing”) que, na realidade, ainda não existem, não se adequam à escala do problema e, em muitos casos, dependem de mais exploração de pessoas e do planeta.
*
Neste âmbito, no Sábado, dia 6 de Novembro, a meio da cimeira (que demorará duas semanas), foi convocado um dia global de acção, pela coligação das organizações baseadas no Reino Unido que estão a preparar a intervenção dos movimentos sociais durante a COP26.
Em Portugal, organizações de sociedade civil convocaram uma marcha em Lisboa, no âmbito da plataforma Salvar o Clima que tem organizado as marchas do clima desde 2016. A marcha vai começar às 15h00 em Martim Moniz e vai percorrer a Avenida Almirante Reis, para acabar com uma concentração na Alameda.
*
A marcha reivindica cortes drásticos nas emissões de gases com efeito de estufa, uma transição justa e justiça climática global. Lê-se na convocatória: “A justiça não nos será dada pelos líderes mundiais nem entregue pelas corporações. Apenas nós podemos imaginar e construir o futuro que funciona para toda a gente.”
***
As subscritoras iniciais da marcha são: A Coletiva, Academia Cidadã, Acréscimo, Animar, Ar Puro, Climáximo, Greve Climática Estudantil – Lisboa, Greve Climática Estudantil – Algarve, PATAV – Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos, Rede para o Decrescimento, Reflorestar Portugal, Sciaena, Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero Waste Lab.
Lista em actualização em: www.salvaroclima.pt
Mais informações
A plataforma Salvar o Clima: www.salvaroclima.pt
A plataforma da coligação da sociedade civil em Glasgow: https://cop26coalition.org/gda/
A convocatória global pode ser acedido aqui: https://salvaroclima.pt/marcha-mundial-pela-justica-climatica-6-de-novembro-de-2021/
As reivindicações globais: https://salvaroclima.pt/marcha-mundial-pela-justica-climatica-6-de-novembro-de-2021/reivindicacoes/