Danijoy Pontes morreu à guarda do Estado no Estabelecimento Prisional de Lisboa, na madrugada de 15 de Setembro de 2021. Por essa razão, o movimento negro, anti-racista, de defesa dos direitos dos migrantes e da sociedade civil juntamente com a família de Danijoy convocaram uma manifestação para o dia 6 de Novembro, para exigir um inquérito que sirva para apurar as circunstâncias e as causas da sua morte.
No mesmo dia, estava marcada uma Marcha Mundial pela Justiça Climática, precisamente a meio da COP26 em Glasgow, com mobilizações pelo mundo inteiro, inclusivamente em Portugal.
O movimento pela justiça climática em Portugal solidariza-se com o movimento anti-racista e altera a data da Marcha em Lisboa para o dia 7 de Novembro, Domingo, às 15h00.
As organizações envolvidas na plataforma Salvar o Clima marcarão presença na manifestação “Justiça por Danijoy Pontes” com o lema “Justiça climática é justiça racial.”
Deste modo, a Marcha Mundial pela Justiça Climática em Portugal em Lisboa vai ter lugar no dia 7 de Novembro às 15h00, do Martim Moniz até Alameda (pela Avenida Almirante Reis).