Marcha Azul na comunicação social

Notícias sobre a Marcha

“Esta é a primeira marcha que engloba as duas vertentes, pelo oceano e pelo clima”, explica Ana Matias, porta-voz da organização. “Hoje claramente não é uma manifestação só de jovens e o facto de termos tantas pessoas representadas de tantos sítios diferentes do mundo diz muito sobre a dimensão deste problema.

Não se sabe quem puxa quem. Se é Vítor Romba, de 54 anos, que leva as duas filhas pela mão, na frente da Marcha Azul pelo Clima, ou se são elas que conduzem o pai. A motivação que o levou ali é apenas uma: quer que as crianças tenham “um planeta habitável” para crescer e viver.

Notícias antes da Marcha

Os oceanos são responsáveis pela produção de metade do oxigénio do planeta, albergam mais de 220 mil espécies e são a base de sustento de três mil milhões de pessoas. Absorvem também 91% do calor adicional da atmosfera e uma parte substancial das emissões de dióxido de carbono, pelo que são fundamentais no combate às alterações climáticas.

E é para lembrar essa ligação, de que “salvar o oceano é salvar o clima” que mais de 60 organizações de todo o mundo se mobilizaram para uma Marcha Azul pelo Clima, marcada para quarta-feira em Lisboa e para terminar junto do pavilhão onde decorre a Conferência.